Chapada das Mesas Maranhão : Conheça os Pontos Turísticos

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

Atualizado em:

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos. Para quem pensa que no Maranhão só tem lagoas e dunas, está muito enganado, no Sul do Maranhão tem trilhas e cachoeiras lindas. O cerrado Maranhense vai do Sul ao Nordeste do Maranhão, na região das águas, em cidades como Imperatriz (a segunda maior do estado), Carolina, Riachão e Estreito.

Chapada das Mesas vale a pena conhecer?  É um pecado não conhecer o Parque Nacional Chapada das Mesas.

Ao todo são 25 cachoeiras catalogadas sendo 7 abertas à visitação, com temperatura ideal para banho durante o ano todo. Você poderá desfrutar de rios cristalinos, piscinas naturais e cânions de tirar o fôlego. Todos com acessibilidade através de trilhas suspensas e com serviço de guia.

  Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

Após o café da manhã fomos para o complexo da Pedra Caída. Mas antes de chegar ao destino fizemos uma parada no Portal da Chapada das Mesas onde existe uma taxa de 10 reais. Normalmente leva-se mais ou menos uma hora para fazer o percurso. Isso porque a estrada tem muita areia, o que dificulta um pouco a caminhada.

De lá seguimos para o complexo da Pedra Caída. O complexo da Pedra Caída tem uma ótima infraestrutura, piscinas com hidromassagem, piscina infantil, todas cercadas por bares e restaurantes. Além disso também existem playground, academia, salão de jogos, teleférico, pet hotel, heliponto, estacionamento e uma ambulância.

 Hotel na Chapada das Mesas

O hotel abriga 68 acomodações entre apartamentos e chalés, todos equipados com taxar condicionados, frigobar e varanda com armadores de rede. No complexo tem o guarda volume e cobram a taxa de 10 reais e você fica com a chave. Perto da piscina existe o vestuário feminino e masculino para tomar banho e se trocar. Para sua comodidade são três chuveiros e tem dois espelhos no vestuário feminino.

Quanto custa a entrada no Complexo da Pedra Caída

A entrada custa 60 reais, na entrada você recebe uma pulseira eletrônica e na hora de consumir qualquer produto é só informar sobre o produto e passar a pulseira.

 

Quando você adquire o acesso dentro do complexo você é livre para usar a piscina. Entretanto quando se trata de passeios é preciso agendar. Devido ao tempo ser curto fizemos o passeio do santuário que custa 30 reais.

 

Passeio do Santuário

A grande atração do Complexo, é a cachoeira do Santuário, que leva esse nome devido a sua beleza ímpar. No Santuário a água despenca de uma altura de 46 metros, dentro de um grande cânion. Para chegar até a cachoeira é preciso fazer uma caminhada de cerca de 600 metros por uma trilha ecológica e andar por meio de uma grande falha geológica que formam enormes paredões (cânions) com aproximadamente 50 metros de altura.

 

A queda das suas águas sob o arenito friável, formou um longo processo erosivo datado de cerca de 60 milhões de anos. Durante o caminho os turistas fazem paradas, para que possamos nos refrescar com as águas minerais que jorram dos paredões dos cânions. Além disso apreciar a beleza que a natureza se encarregou de desenhar ao longo de mais de 60 milhões de anos, uma experiência incrível e única, que termina com a chegada ao SANTUÁRIO.

Chapada das Mesas Dicas

Uma dica importante é em relação ao uso de câmeras e celulares.  Tem uma parte do passeio é com a água batendo no peito. Dessa forma, talvez seja melhor deixar os eletrônicos guardados.

Cachoeira do Santuário Chapada das Mesas

Se a informação da profundidade da água te assustou, fique tranquilo! Mesmo quem não sabe nadar consegue fazer o percurso graças a uma corda onde é possível se segurar e ao guia que acompanha e auxilia durante toda a travessia.

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

A cachoeira do Santuário vale muito a pena. Sua água é tão deliciosa que a vontade é de não sair de lá nunca mais.  É difícil ir com câmera porque a água bate no peito tem uma parte funda. Mas mesmo que não sabe nadar dá para fazer o percurso tranquilo pois lá tem uma corda para segurar e guia para auxiliar e assim como deixar as mochilas. A Cachoeira do Santuário é linda água é muito gostosa não dá mais vontade de sair. Caí muito respingo de água parece que está chovendo.

Pontos Turísticos da Chapada das Mesas para conhecer em 1 dia.

 

Ponte do Pedro

No retorno passa pela Ponte do Pedro que é um pouco alta e não recomendada para quem tem medo de altura. É uma atração já inclusa nesse passeio.

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

De volta ao complexo almoçamos, mas tivemos que enfrentar uma fila para isso. O restaurante é Self Service e funciona das 11h30 às 15h00.

Passeio de teleférico na Chapada das Mesas

Logo depois do almoço fizemos um lindo passeio de teleférico. O passeio custa 60 reais e é possível ir sozinho ou em duas pessoas dentro da cabine.

Na volta você pode voltar ou de teleférico ou de tirolesa. Quem escolhe voltar de tirolesa tem que enfrentar seus medos e escolher entre a tirolesa do pânico de 1200 metros ou a tirolesa do desespero, de 1400 metros. Infelizmente, não é possível pagar meia entrada nos passeios e esportes.

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

Pirâmide

Depois de descer do teleférico eu fui conhecer a pirâmide feita de vidro. É uma atração muito bonita. Chama-se Pirâmide da Pedra Caída e é um lugar bastante calmo onde é possível praticar meditação. De lá de cima é possível contemplar toda a paisagem da Chapada das mesas.

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

 Chapada das Mesas Mirante do Pedro

Por fim fomos conhecer o Mirante do Pedro, de onde é possível apreciar uma vista incrível.

Chapada das Mesas Maranhão: Conheça os Pontos Turísticos

Agências de Turismo que fazem o passeio

Fui com Agência, assim que voltamos lanchamos, tomamos banho, pagamos as contas e as 16h20 voltamos para São Luís. Chegamos por volta das 7h00 da manhã.

Chapada das Mesas como ir por conta própria?  A estrada é um tapete, muito boa mesmo então para ir de carro é tranquilo.

Existe também um passeio sustentável realizado na vereda bonita, localizado a 2 km do complexo da Pedra Caída. Não cheguei a realizá-lo, mas ele custa 150 reais e tem paisagens incríveis. Passeio náutico e trilhas. +55 11 98088-5252 WhatsApp.

Chapada das Mesas,Maranhão: Onde fica e como chegar?

Escrito por

Deixe uma resposta

Youtube
Oops, something went wrong.
/ Siga me no @edyserraa
error: Content is protected !!