O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos!

8 de outubro de 2019

Se você está buscando conhecer o Jalapão, este post é uma ótima opção para ajudá-lo a organizar sua viagem. Para saber informações sobre como chegar ao Jalapão e quanto custa a viagem e a hospedagem, veja no artigo anterior.  Lembrando que a minha aventura foi organizada pela @jalapoeirosecotour . Neste artigo você  vai conhecer os principais pontos turísticos  do Jalapão.

 

Cidades que abrangem a região do Jalapão

 

  • Ponte Alta do Tocantins fica a 152 km de Palmas.
  • Cidade de Mateiros está a 310 km de Palmas. É referência em Capim dourado e produção de artesanato. Lá é município do povoado de Mumbuca e também é onde fica boa parte das atrações.
  • São Félix do Tocantins está a 263 km de Palmas.
  • Novo Acordo é uma cidade localizada a 116 km de Palmas.

Por que contratar uma agência de turismo?

É possível fazer a viagem por conta própria, mas não recomendo. O caminho tem difícil acesso e não possui sinalização. Além disso, a estrada é de areia e, às vezes, areia fofa. E raramente o sinal do celular funciona, ou seja, não tem como pedir ajudar caso aconteça algum problema.

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos para conhecer em 5 dias.

1° Dia

Lagoa do Japonês

Lagoa do Japones

A Lagoa Japonês é um encanto espetacular. Suas águas são cristalinas, azuis esverdeadas, e têm muitos peixes.  A Lagoa ganhou esse nome por causa do antigo dono, que tinha descendência oriental. Para entrar na Lagoa, é aconselhável usar sapatilha, pois há muitas pedras e troncos lá. Você pode alugar as sapatilhas no local por um valor de R$ 10,00.

Além disso, fica à disposição uma canoa que leva as pessoas até a gruta. Há banheiros e restaurante, e para quem quiser se jogar, tem uma tirolesa que custa R$ 40,00. Não se pode usar protetor solar nem repelente na Lagoa. Nesse passeio, tivemos companhia; para falar a verdade, estava bem movimentado.

Pôr do sol da Pedra Furada

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

A Pedra Furada é muito grande e tem buracos formados na rocha. Ela é perfeita para fazer fotos incríveis! De lá, pudemos apreciar a imensidão e beleza do Jalapão.

2° Dia

Cânion Sussuapara

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

É um pequeno cânion coberto de samambaias. A água desce por uma fenda estreita, entre paredões úmidos de cerca de 12 metros de altura.

Cachoeira da Velha

Com a maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha é linda! Pode-se observá-la a partir da passarela de madeira. Descendo da passarela, é possível contemplar a Cachoeira, mas é preciso tomar cuidado para não cair. Ali é realizado o rafting, como foi falado no post anterior. O banho não é permitido por questões de segurança.

Quanto ao nome da Cachoeira da Velha, existe uma lenda no Jalapão. Dizem que existia uma mulher que adorava a queda d’água. Depois que ela faleceu, o seu espírito permanece na Cachoeira.

Prainha do Rio Novo

A Prainha do Rio Novo está às margens de um dos maiores rios de água potável do mundo. É ótima para relaxar e tomar banho de sol. Ela fica perto da Cachoeira da Velha.

Pôr do sol nas Dunas do Jalapão

A coloração alaranjada das Dunas do Jalapão faz com que elas sejam o cartão postal do lugar. O cenário é lindo, mas infelizmente não tivemos a sorte de assistir o sol se pondo.

3° Dia

Fervedouro Buritis

Fervedouro Buritis

Fervedouro dos Buritis é dos mais populares da região e tem capacidade máxima de 10 pessoas por vez. Ele possui uma boa infraestrutura.

Os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos. Águas brotam nas areias claras a todo momento, resultando no efeito chamado ressurgência. Isso impossibilita que a pessoa afunde, pois a pressão da água empurra o corpo de volta para a superfície.

Mas, como eu estava com medo de entrar no fervedouro, o Matheus e o Will me ajudaram rs.

Fervedouro do Rio Sono

Fervedouro Rio Sono

O Fervedouro do Rio Sono está localizado em Mateiros. Possui uma boa infraestrutura, comida caseira saborosa e redes para descansar depois do almoço.

Cachoeira da Formiga

Cachoeira da Formiga

 

A Cachoeira da Formiga é transparente esverdeada e é um verdadeiro encanto. Em algumas partes, tem uma tonalidade azul turquesa. O Matheus me acompanhou até uma piscina que se forma logo depois da queda d’água.

Amei, mas queria mesmo era voltar e olhar a queda d’água, então ele pegou um colete e me ajudou. É maravilhoso. Ao redor dessa piscina natural, a vegetação é exuberante, com muitas árvores, e é permitido acampar.

4° Dia

Fervedouro  Ceiça

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

Foi o primeiro a ser descoberto e divulgado para o público. É um dos fervedouros mais famoso do Jalapão. A nossa passagem por lá foi mais rápida, porque tinham mais pessoas na fila.

O Fervedouro do Ceiça encontra-se em Mateiros. Como o terreno é frágil, o atrativo possui um limite para a capacidade de carga. Assim, só é permitido seis pessoas por vez, com tempo máximo de permanência de 20 minutos.

Povoado Mumbuca

Paramos nesse povoado de Mateiros para compra de artesanato.

Fervedouro Encontro das Águas

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

É uma graça o fervedouro Encontro das águas, a água é uma delícia!

Fervedouro Buritizinho

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

Foi o único em que não tomei banho. É bem pequeno, ideal apenas para fazer fotos.

5° Dia

Fervedouro Macaúba

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

A água desse é azulada. Ficamos lá até que apareceu outro grupo para dividir o passeio conosco.

Fervedouro Bela Vista

O que fazer no Jalapão: Os principais pontos turísticos

Fechamos com chave de ouro nossa expedição com o banho no fervedouro Bela Vista. Ele fica no município de São Felix do Tocantins e possui a maior piscina, comparado aos demais fervedouros.

Também tem um deck de madeira na área externa onde é possível contemplar toda a paisagem. Mesmo não sabendo nadar, entrei em todos os fervedouros.

Serra da Catedral

 

Serra da Catedral

@Jalapoeiros Ecotour

Faz parte das incríveis atrações do Jalapão. Fizemos parada para foto e seguimos nosso retorno para Palmas. A serra tem o formato de uma fachada de igreja e fica entre São Félix e Novo Acordo. Em 2010, foi reconhecida pelo ICMBio como uma Reserva de Patrimônio Natural.

Internet no Jalapão

No Jalapão, o sinal de telefone não é dos melhores, assim como a internet. Eu uso as operadoras Claro e Oi e elas simplesmente não tiveram sinal por lá. Então, deixe tudo resolvido antes da viagem!

Crianças podem fazer a expedição no Jalapão?

As distâncias percorridas são longas e podem ser bem cansativas. Além disso, as principais atrações têm água, então, vale considerar o perfil da criança.

Suponho que as minhas sobrinhas de 5 e 8 anos, por exemplo, não ficariam muito animadas em passar um longo tempo na estrada. Mas isso vai depender do perfil da criança.

Este foram  os principais pontos turísticos do Jalapão, para conhecer em uma expedição de 5 dias.   E você, já conhece esse lugar maravilhoso ou pretende conhecer? Conta pra gente! 😊

JALAPÃO: Roteiro de 5 dias, o que fazer, quanto custa!

 

Siga me no instagram Edy Serraa

Escrito por

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

Youtube

O que fazer em Paulino Neves e Tutóia MA?

Passeio em Santo Amaro Maranhão

5 Motivos para morar sozinha (o)

O jeito fácil de receber cartão de crédito

O processo da minha transição

Coisas que você deve saber antes de aderir às tranças

/ Siga me no @edyserraa